quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cuidados com a pele no verão


O verão já está aí, ele chegou no dia 21! A estação favorita das brasileiras vem junto com o clima de férias, praia, sol e calor. Mas apesar das delícias do verão, o rosto é uma das partes do corpo que mais sofre com as altas temperaturas e o sol forte. Durante o verão, a pele do rosto (que é mais sensível que a do corpo) fica mais exposta ao sol, e muitas vezes deixamos passar alguns cuidados fundamentais. Uma rotina de cuidados básicos garante uma pele macia e bem cuidada em qualquer estação.
O principal hábito a ser adquirido é o uso constante do protetor solar, mesmo em dias nublados e na cidade. Para quem vai à praia, cuidado redobrado: mesmo que o sol esteja escondido, é fundamental aumentar o fator de proteção do rosto e reaplicar o produto toda vez que se molhar. O protetor solar evita manchas, rugas e principalmente o temido câncer de pele.
A limpeza da pele também não pode ser esquecida. O sol e o calor obstruem os poros do rosto, trazendo as tão indesejáveis espinhas e cravos. Aposte em máscaras faciais, esfoliantes leves e tônicos. Esses produtos ajudam a eliminar as impurezas, evitam manchas e a ação dos radicais livres.
E ao contrário do que se imagina: o rosto não fica mais hidratado durante o verão por conta do suor! A exposição ao sol forte desidrata e envelhece a pele. Uma boa hidratação é fundamental para evitar esses efeitos nocivos. Se você tem pele oleosa, aposte em um hidratante à base de ureia para repor a umidade. Cremes com vitamina C também ajudam a diminuir as manchas.
Cuidados com a pele em geral:


  • A primeira recomendação para quem quer se expor ao sol é usar protetor solar. E não é passar pela manhã e esquecer. Tem que passar 30 minutos antes da exposição e repassar a cada duas horas. O produto tem que ter no mínimo fator de proteção 30 e proteger contra os raios UVA (que causam o envelhecimento) e UVB (causadores do câncer de pele).

  • Entre as novidades estão protetores solares que oferecem, além de proteção, ação antienvelhecimento e até coloração (que funciona como uma base). Todos são válidos, desde que você não se esqueça de repassar ao longo do dia.

  • Para evitar manchas no rosto e colo, alguns dermatologistas indicam uma pílula à base de betacaroteno, que prepara a pele para a exposição solar, a Innóvev. Ela não acelera o bronzeamento, como algumas pessoas supõem, mas ajuda a proteger a pele, principalmente para quem tem tendência à mancha.

  • Outra medida importante é suspender o uso de ácidos pelo menos dez dias antes da exposição ao sol, para não manchar a pele. Se tiver feito um peeling superficial, o ideal é esperar no mínimo 15 dias.

  • Durante a exposição ao sol, é importante respeitar os horários permitidos, antes das 10h e após as 16h, para não ficar diante de raios muito fortes. Outra opção é usar bonés com tecidos de proteção contra raios ultravioletas ou chapéus de aba larga.

  • Já no pós-sol, é preciso sempre lavar o rosto com um sabonete apropriado para o seu tipo de pele e hidratá-la. Mesmo tomando todos os cuidados necessários, se aparecer algum tipo de mancha, suspenda a exposição ao sol e procure um dermatologista.

    Fonte: Revista Lunna

6 comentários:

  1. Oi querida , ja eestou te seguindo muito obrigqada pela visita , bjusss

    www.cantobeleza.com

    ResponderExcluir
  2. Vim retribuir a visitinha e participar do blog!! Mto fofo flor.. sucesso!
    bjux

    todacheiademanias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi obrigada pela visita

    seguindo

    bjs
    http://cosmeticosbelezasaude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por me seguir linda!! Também amei seu blog!! Beijos ah' estou seguindo tbm! ^^

    ResponderExcluir
  5. Oláa!
    obg pela visitinha em meu blog!
    adorei seu cantinhoo'
    e ja to seguindo.. beijoos
    lay
    http://layana-souza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Gostei das dicas pro verão. Aproposito seu nome é lindo rs

    Ah aparece la no www.pequenalouise.blogspot.com

    se gostar me segue vou adorar!

    beijos

    ResponderExcluir

Design By

Tumblr Mouse Cursors