quarta-feira, 3 de setembro de 2014

12 coisas que você não deve fazer com os cabelos

É incrível como as mulheres nunca estão satisfeitas com os cabelos, quem tem liso quer encaracolar, quem tem encaracolado faz de tudo, se submete à diferentes, caríssimos e extenuantes tratamentos para deixá-los lisos. Fora outras queixas, raíz muito oleosa, pontas duplas, fios quebradiços, corte com muito volume, caimento sem graça, excesso de frizz, e assim segue uma lista interminável de características que, se pudessem, mudariam correndo. Porém, hoje é raro o que não se pode dar jeito, ainda mais em matéria de cabelos, e muitas vezes o problema está na manutenção, nos cuidados diários, que geralmente, por conta de um dia a dia muito corrido, acabam atropelando ou deixando de lado algumas ou todas as recomendações do cabeleireiro e depois, claro, sofrem com os efeitos desse desleixo. Por isso resolvemos mostrar aqui uma lista com doze coisas que você não deve fazer com os cabelos.

Saiba o que você não deve fazer com os cabelos

Água quente

não fazer com os cabelos
Usar água quente está entre as coisas que você não deve fazer com os cabelos, pois a água quente pode causar irritações no couro cabeludo, estimulando a produção do sebo e favorecendo a oleosidade, inibindo o crescimento dos fios.

Prender os cabelos molhados

Não caia na besteira de achar que vai domar o volume dos fios dando um bom nó em volta deles, saiba que manter o couro cabeludo molhado por muito tempo é muito perigoso, pois pode criar fungos e caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda. A dica, nesse caso, é usar um leave-in e evitar o vento enquanto os cabelos não secam, só isso já fará com que o cabelo não fique armado demais.

Deixar condicionador no cabelo

Nunca caia na tentação de deixar um pouco de condicionador nos cabelos, achando que, assim, ocabelo ficará mais sedoso, atitude muito comum que você não deve fazer com os cabelos, principalmente se você tem os fios secos, não pense que deixar o creme no cabelo é melhor maneira de conseguir cabelos hidratados, pois se não enxaguar adequadamente os fios, deixando resquícios do produto, irá danificar a estrutura capilar e impedir que as escamas sejam seladas, e o resultado aparece em forma de madeixas elásticas e quebradiças.
A dica é, ao terminar a lavagem dos cabelos, certifique-se que a água que escorre saia cristalina e que o cabelo não esteja com restos do produto. Outra dica é procurar variar de vez em quando o xampu e o condicionador, além de investir em um xampu de limpeza profunda uma vez por semana ou a cada 15 dias, para retirar excessos de químicas, restos de produtos, sujeira e oleosidade, e então, o couro possa respirar melhor.

Condicionador na raiz

Condicionador na raiz é uma das coisas que você não deve fazer com os cabelos
Usar o condicionador na raiz é uma das coisas que você não deve fazer com os cabelos, porque o condicionador colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa, pois existem cabelos que possuem raiz oleosa, e o condicionador aumenta ainda a produção de sebo e a caspa pode aparecer em casos avançados, já que o condicionador irá fazer o couro cabeludo ficar com excesso de umidade, tampando os poros capilares.

Exagerar nas químicas

Uma coisa importante que você não deve fazer com os cabelos é exagerar na química. Muitas mulheres se submetem à mais duas químicas por vez, na verdade, é preciso escolher os tratamentos que quer aplicar. Coloração, relaxamento, progressiva, luzes… tudo isso junto acaba com os cabelos, deixando-os porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas. Escolha dois tratamentos, no máximo, e faça hidratações mensais, no mínimo.

Deixar a hidratação de lado

Como é cada vez mais comum o uso dos produtos químicos (tinturas, alisamentos, relaxamento e etc.), os fios tendem a ficar danificados, não dá para ter cabelos saudáveis sem investir em hidratação, ela tem a capacidade de dar leveza e nutrir os cabelos, recuperando a maciez, o brilho e o aspecto saudável deles. A hidratação é de reverter todos os malefícios das químicas, até mesmo os fios oleosos precisam ser hidratados. Deixar a hidratação de lado é uma coisa que você não deve fazer com os cabelos.

Não cortar ou aparar as pontas

pecados contra os cabelos
A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, três meses é o tempo médio de duração de um corte, passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade, com isso, os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair. Então, ficar mais de três meses sem corte é uma das coisas que você não deve fazer com os cabelos.

Escovas macias demais

Escovas macias demais é uma das coisas que você não deve fazer com os cabelos
As escovas maleáveis demais, além de quebrarem os fios, elas são de manuseio mais difícil, a dica é desembaraçar os fios com um pente de dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.

Chapinha no fios molhados

Chapinha no fios molhados é uma das coisas que você não deve fazer com os cabelos
É, certamente, uma das coisas que você não deve fazer com os cabelos, mesmo se estiver com muita pressa, a gravidade é tanta que o mal é notado na mesma hora, com os fios, além de queimados, eles se quebrarão, e a única solução será cortando, por isso, SEMPRE, antes de usar a prancha, seque bem os cabelos, e nem úmidos eles podem estar.

Secador do jeito errado

O correto é usar o secador a 30 centímetros de distância da cabeça e sempre com a temperatura intermediária ou fria, nunca na máxima, para não queimar e danificar os fios, além disso, uma das coisas que você não deve fazer com os cabelos é direcionar o jato quente do secador para a cabeça, pois isso estimula a oleosidade na raiz e diminui a duração da sua escova.

Máscara hidratante no sol

Na hora de ir à praia ou piscina, uma das coisas que você não deve fazer com os cabelos é usar uma máscara hidratante, por mais poderosa que seja, o ideal é passar um creme sem enxágue com proteção solar, e só. As máscaras hidratantes, além de não formarem uma capa contra os raios ultravioletas, têm um tempo de permanência e excedê-lo enfraquece os cabelos.

Não investir em leave-in

Quem tem cabelos crespos não pode dispensar um bom xampu, condicionador e cremes leave-in (cremes sem enxágue), é impossível conseguir cachos bonitos sem eles, pois as curvas dos fios dificultam que a oleosidade natural presente na raiz chegue até as pontas – assim, elas acabam ficando ressecadas, daí a importância da hidratação, e não adianta usar um condicionador como se fosse um leave-in, o enxague é necessário no caso do condicionador para que as cutículas (camada externa) dos fios sejam fechadas, senão o cabelo enfraquece, quebrando mais facilmente e aumentando o efeito arrepiado.
Por hoje é ó meninas beijinhos!!!

2 comentários:

  1. Nossa, seu post ajudou muito mesmo a cuidar do cabelo
    Parecem tão frageis, e precisam de muito cuidados!

    Vem me fazer uma visitinha ;)
    Bjs http://diario-de-carolina-alves.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu cometo alguns desses, mas mesmo assim, meu cabelo nunca ficou ruim. Beijo lindona.

    ResponderExcluir

Design By

Tumblr Mouse Cursors